Darwin é uma cidade pequena mas cosmopolita. Imigrantes de mais de 50 países compõem a sua população de 110.000 habitantes. Está localizada a beira do Mar de Timor (um ramo do Oceano Índico) no centro-norte da Austrália. Darwin é a capital tropical do Território do Norte.

Darwin tem um estilo de vida descontraído e multiculturalista, onde as pessoas de mais de 50 culturas diferentes vivem e trabalham lado a lado.

O estilo de mercado asiático forma uma parte intrínseca na paisagem de Darwin. Todos os dias os moradores locais podem ver comida, música, língua e cultura a partir de praticamente todas as nações da Ásia, ao lado de "caçadores de crocodilos", artistas locais aborígenes, músicos de todos os gêneros, operadoras de pesca desportivas, pôr do sol em veleiros, e famílias com crianças brincando na praia tudo lado a lado.

Darwin tem uma cosmopolita única o que faz ter o reconhecimento como um "ícone multicultural de importância nacional" pela Fundação Nacional da Austrália.

O clima tropical de Darwin tem duas estações principais, o "Seco", de maio a outubro, e "molhado", de novembro a abril. Tal situação possibilita a formação de cyclones.

Darwin também é a única capital australiana ter vindo sob ataque substancial durante uma guerra. Em 19 de Fevereiro de 1942, aviões japoneses fez dois grandes ataques aéreos sobre Darwin da frota de porta-aviões que haviam atacado Pearl Harbor menos de 3 meses antes. Estes foram os primeiros de 64 ataques aéreos vividas pela cidade durante a Segunda Guerra Mundial, sendo a última em 12 de Novembro de 1943. (Outras áreas no norte de Queensland e norte da Austrália Ocidental também foram bombardeadas por aviões japoneses.)

Pontos a Visitar
- Darwin Wharf Precinct
- Burnett House at Myilly Point
- The Old Court House and Police
- Aviation Heritage Centre
- Adelaide River War Cemetery
- George Brown Darwin Botanic Gardens
- Crocodylus Park
- Kakadu National Park
- Tiwi Islands
- Alice Springs
- Uluru-Kata Tjuta National Park