Cairns é a porta de entrada para a Grande Barreira de Corais. É uma cidade cosmopolita, com uma população de aproximadamente 140.000, com sua economia muito focada na indústria do turismo, particularmente entre os turistas internacionais.

Os japoneses são os grandes turistas da cidade com serviços especiais, com muitas lojas tendo seus informativos também em japonês. A cidade é cercada por uma floresta tropical e pode ser usado como uma porta de entrada para destinos como Kuranda e Daintree. Além do turismo, a cidade é apoiada por atividades agrícolas, que incluem cana-de-açúcar, banana, café, chá e região a primeira região do mundo com vinho de frutas tropicais.

Existe uma grande quantidade de acomodações para atender todos os orçamentos, e muitos restaurantes que servem todos os tipos de gostos. O ambiente é descontraído e despretensioso, enquanto os preços são relativamente baratos. Há uma infinidade de bares e cafés na cidade, tudo repleto de turistas internacionais que ajuda a dar a Cairns seu ar cosmopolita.

Não há praia para nadar no centro de Cairns, embora existam muitas opções ao norte e ao sul da cidade a poucos minutos de ônibus. Um piscinão grande ao ar livre, em estilo lagoa fica no centro da área da cidade de Cairns, que é muito popular em todo o ano, com turistas e moradores locais. Se você estiver com o objetivo de ter uma praia de veraneio perto, existem vários resort ao norte de Cairns.

Pontos a Visitar 
- Milla Milla Falls
- Merguhar na Grande Barreira de Corais

- Saltar de Bungy Jump

- Passear de Balão
- Saltar de Paraquedas
- Rafting
- Velejar
- Kuranda Scenic Railway
- Zoológico
- Visitas à inúmeras Ilhas
- Undara Lava Tube (Caverna Vulcânica)